Cruzeiro do Canal é o barco que nos leva do Pico ao Faial.A travessia do canal lembra-me do título do livro de Vitorino Nemésio, escritor acçoriana da ilha Terceira que escreveu "Mau Tempo no Canal" onde retrata a sociedade da cidade da Horta entre 1917 e 1919 - eu desconhecia esta obra que me foi apresentada aqui nos Açores mas entretanto já comprei o livro. À medida que nos aproximamos da ilha gosto mais da paisagem que se nos apresenta.

Em direcção ao vulcão dos Capelinhos paramos em algumas miradouros sobre a cidade e a sua magnifíca marina.
Numa das extremidades da ilha situa-se o Vulcão dos Capelinhos, o último vulcão açoreano, que entrou em erupção em 1957 e assim se manteve durante 13 meses. Campos e casas foram cobertos por cinzas e ainda hoje pisamos areias cinzentas como se tivessemos chegado à lua. Ai se situa o Centro de Interpretação do Vulcão onde nos é explicada a actividade vulcânica nos Açores e dos Capelinhos em particular. Subimos ao farol que marca o limite de terra firme antes da erupção e da "terra" posteriomente acrescentada pelo vulcão. Um local magnífico. Hoje o vulcão permanece em repouso mas deve ser considerado como um vulcão potencialmente activo. Um visita muito educativa.
Na descida para a cidade encontramos algum transito bovino - vacas atravessadas na estrada!! Uma delícia!!
Sem comentários:
Enviar um comentário