sábado, 10 de setembro de 2011

Mauthausen

Esta foi uma visita com uma grande carga psicológica! Ninguém consegue ver aquele espaço, sabendo as atrocidades que ali se cometeram e fazê-lo de ânimo leve. Como é que nós permitimos que tal acontecesse num passado tão recente?? E como relembrar é ajudar a que não se repita aqui vai...

Durante a ocupação alemã na Austria foram construídos cerca de 50 campos de concentração. A sua maioria foi destruída no pós guerra tendo nalguns locais sido mantidas placas de memorial. Mauthausen foi conservado e conta-nos a sua história que é ligeiramente diferente daquela de outros campos. Este não tinha como principal objectivo o extermínio de judeus mas sim o acolhimento de presos politicos.

Para aqui eram enviadas as pessoas das classes altas, com mais cultura e maior grau de educação dos países que a Alemanha ia ocupando. Os prisioneiros usavam ao peito placas identificativas dos seus países de origem e dá para perceber que por aqui estiveram muitos espanhóis. Pensa-se que 90% dos espanhóis capturados terão sido enviados para Mauthausen.
Aqui os prisioneiros eram usados como mão de obra: fabrico de armas, munições, peças de aviões e principalmente para trabalhar na pedreira. Eram obrigados a carregar pedras de 50kg em fila, numa escadaria de 186 degraus. Alguns homens tombavam exaustos, derrubando como consequência os seus companheiros, num efeito dominó. Este local ficou conhecido como a "Escada da Morte".

Inicialmente este campo não tinha câmaras de gás, prisioneiros sem capacidades físicas para continuar a desempenhar trabalhos eram mortos com injecções e cremados.

Em 1941 foi instalada a 1ª câmara de gás com capacidade para 120 pessoas.

Outros métodos eram utilizados para matar prisioneiros dos quais eu realço os que mais me impressionaram:
- experiências médicas: aos prisioneiros eram inoculados o vírus da tifo e cólera para experimentação de vacinas
- prisioneiros obrigados a caminhar em direcção à vedação electrificada - sendo que esses estatisticamente não contavam como homicídios mas sim como suicídio, alegando que estavam a tentar fugir.
Mauthausen foi dos primeiros campos de concentração nazi e o último a ser libertado, em 5 de Maio de 1945, quando as tropas aliadas entraram pelo portão principal.

No final é impossível não deixar de pensar naqueles que morreram alguns dias antes desta data... e esse é o meu principal pensamento... para com aqueles que estiveram tão perto da salvação...

Sem comentários:

Enviar um comentário