Durante a ocupação alemã na Austria foram construídos cerca de 50 campos de concentração. A sua maioria foi destruída no pós guerra tendo nalguns locais sido mantidas placas de memorial. Mauthausen foi conservado e conta-nos a sua história que é ligeiramente diferente daquela de outros campos. Este não tinha como principal objectivo o extermínio de judeus mas sim o acolhimento de presos politicos.
Para aqui eram enviadas as pessoas das classes altas, com mais cultura e maior grau de educação dos países que a Alemanha ia ocupando. Os prisioneiros usavam ao peito placas identificativas dos seus países de origem e dá para perceber que por aqui estiveram muitos espanhóis. Pensa-se que 90% dos espanhóis capturados terão sido enviados para Mauthausen.
Aqui os prisioneiros eram usados como mão de obra: fabrico de armas, munições, peças de aviões e principalmente para trabalhar na pedreira. Eram obrigados a carregar pedras de 50kg em fila, numa escadaria de 186 degraus. Alguns homens tombavam exaustos, derrubando como consequência os seus companheiros, num efeito dominó. Este local ficou conhecido como a "Escada da Morte".
Inicialmente este campo não tinha câmaras de gás, prisioneiros sem capacidades físicas para continuar a desempenhar trabalhos eram mortos com injecções e cremados.
Em 1941 foi instalada a 1ª câmara de gás com capacidade para 120 pessoas.
Outros métodos eram utilizados para matar prisioneiros dos quais eu realço os que mais me impressionaram:
- experiências médicas: aos prisioneiros eram inoculados o vírus da tifo e cólera para experimentação de vacinas
- prisioneiros obrigados a caminhar em direcção à vedação electrificada - sendo que esses estatisticamente não contavam como homicídios mas sim como suicídio, alegando que estavam a tentar fugir.
Mauthausen foi dos primeiros campos de concentração nazi e o último a ser libertado, em 5 de Maio de 1945, quando as tropas aliadas entraram pelo portão principal.
No final é impossível não deixar de pensar naqueles que morreram alguns dias antes desta data... e esse é o meu principal pensamento... para com aqueles que estiveram tão perto da salvação...
sábado, 10 de setembro de 2011
Mauthausen
Esta foi uma visita com uma grande carga psicológica! Ninguém consegue ver aquele espaço, sabendo as atrocidades que ali se cometeram e fazê-lo de ânimo leve. Como é que nós permitimos que tal acontecesse num passado tão recente?? E como relembrar é ajudar a que não se repita aqui vai...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário